Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de julho de 2017

PORQUE É IMPORTANTE MANTER O RITMO DE ESTUDOS DURANTE AS FÉRIAS


O período de férias é um momento para descansar, uma oportunidade para buscar opções de lazer, para pôr a leitura em dia e, por que não dizer, para estudar. O final do ano é uma época em que alunos, pais e educadores começam o planejamento do que farão no período das férias escolares, e, no Kumon, não é diferente.
Todos os alunos do Kumon também entram de férias e seu corpo pode até relaxar, mas a mente não perde o ritmo e continua a se exercitar, mesmo que um pouco por dia, porém continuamente. Quando o aluno segue estudando nesse período, a volta à rotina escolar é muito mais suave e proveitosa, uma vez que o ritmo de estudos foi mantido.
Como as escolas, as unidades do Kumon também fecham durante as férias escolares, mas seus alunos levam para casa uma programação de estudos que mantém ativa sua concentração, atenção e, principalmente, o raciocínio rápido. Como isso é possível? Bastam alguns minutos diários de estudo, que, na volta às aulas, farão toda a diferença.
Antes do início das férias, o orientador se reúne com pais e alunos para avaliar o progresso nos estudos e definir que lições deverão ser levadas para o período de férias. Dessa forma,além de manter a mente ativa, ninguém deixa de se divertir e aproveitar os momentos de lazer e descontração.
Para que seu filho não se sobrecarregue, o programa de férias do método Kumon tem características próprias, como:
1. O que estudar: alguns alunos aproveitam as férias para fazer uma revisão dos assuntos que não assimilaram completamente, enquanto outros avançam para conteúdos novos.
2. Tempo destinado aos estudos: o ideal é estudar pelo menos 30 minutos por dia, mas, se as férias contemplarem muitas atividades, esse tempo pode diminuir. Já alunos com férias mais tranquilas, além de estudar 30 minutos por dia, podem conciliar os estudos com a leitura; peça a seu filho que escolha o livro que ele gostaria de ler nas férias, com um tema de que ele goste.
3. Horário de estudo: férias são a época propícia para visitar os amigos, viajar, ir ao cinema, ao parque, ao zoológico etc. Talvez a melhor estratégia seja estudar pela manhã, antes de iniciar as demais atividades. Mas tudo dependerá do ritmo, dos costumes e dos planos familiares.
4. Quantidade de lições por dia: depende de cada aluno, pois o estudo pelo método Kumon é individualizado. Por isso é importante participar da reunião de pré-férias e conversar com o orientador para saber o plano de estudos que ele preparou para seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário